domingo, 11 de abril de 2010

Criador, criatura, criação e paraíso

Achei esse texto maravilhoso e resolvi dividir com vcs!!
Texto extraído do site Theologia e Fé (http://teopratica.blogspot.com)
 
Por Giliardi Rodrigues

Creio que a verdadeira espiritualidade é aquela que abrange toda a vida do homem em todos os aspectos. A espiritualidade é a verdadeira relação do Criador, da criatura e da criação.
Toda essa estrutura está ligada através do amor. D'us ama a criatura assim também como ama a criação, o homem que ama a D'us também ama a criação, a criação é uma dádiva de D'us e uma prova de amor do criador com a criatura.
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e o guardar.” Gn 2:15 ( Bereshit )
D'us fez todas as coisas e deu de presente para a criatura, o homem que ama a D'us cuida e preserva pela a criação de D'us. O homem é a obra prima de toda a criação, pois foi feito a imagem e semelhança do Criador, a criação manifesta a gloria do criador e produz sustentabilidade para a criatura.
E disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Gn 1:26 (Bereshit).
Toda a criação é um palco para a manifestação da glória de D'us, quando D'us trouxe a criação a existência viu ele que tudo que havia feito era bom, de maneira que em seguida criou um ser a sua imagem e semelhança para cuidar e administrar sobre o que ele havia criado.
Criador (D’us) > Criatura (Homem) > Criação (Natureza).
Dentro deste aspecto podemos ver que tudo vem de D'us e tudo volta para ele, pois ele é eterno e auto-suficiente, mas a criatura depende tanto do criador, quanto da criação, pois sem elas ele não seria capaz de existir. Da mesma forma a criação depende do criador e da criatura, pois a criação existe e foi criada para sustentar a criatura e provar o amor do criador com o homem.
O homem espiritual vive a sua realidade amando a D'us e respeitando a criação, ser espiritual é viver a plenitude do amor em todos os aspectos.
A ecoteologia tem a proposta de interligar o homem em sintonia com a criação, isso é uma atitude relacional, pois quando o homem está cuidando das coisas criadas por D'us ele está demonstrando respeito à natureza e ao mesmo tempo glorificando e dignificando o Criador. Isso é tratar a criação com dignidade. A bíblia diz que no dia do julgamento D'us virá destruir os que destroem a terra.
...e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Ap 11:18
D'us amou o mundo de uma forma suprema, ao ponto de colocar em prática um plano para salvar o homem e redimir a natureza.
O evangelho é a forma redentora para a restauração do homem e da natureza, pois os ensinamentos de Yeshua (Jesus) confrontam diretamente as falsas idéias, más práticas e o desleixo do homem com a criação.
Yeshua apresenta valores e princípios universais do reino de D'us.
“pois toda a criação está sujeita a ele, porque nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele; E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele;” (Cl 1:16-17)
“A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”. (Rm 8:19-23)
A mensagem central do evangelho é o amor, o maior mandamento é amar a D'us sobre todas as coisas. Dt 6:3 / Lc 10:27 / Mc 12:30.
Mas como podemos amar a D'us? Amamos o criador quando obedecemos aos seus mandamentos, quando amamos o próximo e respeitamos a criação.
Quando a bíblia diz que o mundo jaz do maligno, é porque o pecado que contaminou o homem, também contaminou a criação, de modo que o apostolo Paulo diz em sua carta aos romanos que toda a criação a um só tempo geme e suporta dores, não por vontade própria, mas por causa daquele a quem a sujeitou, ou seja, a criação não tem culpa de nada, mas foi contaminada pelo o pecado do homem e não só ela, mas também os filhos de D'us aguardam a redenção.
Uma árvore, os animais, o sol, as nuvens, os céus e os rios não podem ser do mal, pois quando D'us fez viu ele que tudo era bom e perfeito. A proposta de D'us era que o homem vivesse eternamente no éden, o homem só passou a conhecer o sofrimento e a morte através do pecado.
A bíblia diz que quando o homem pecou D'us o expulsou do paraíso e tomou o Éden para si. Com o pecado o homem passou a ser incompatível com a eternidade. O próprio D'us disse: se pecar certamente morrerás. Gn 2:7 – o homem a partir deste momento passou a conhecer a morte espiritual e mais tarde a morte física de seu corpo. Como disse anteriormente a criatura não pode viver sem conexão com seu criador, a morte espiritual resultante do pecado causou isso.
O evangelho começa a fazer um sentido maior quando entendemos que ele tem o poder redentor de restaurar o homem novamente à imagem e semelhança de seu criador e trazer o paraíso novamente ao seu estado original. Jesus (Yeshua) simplesmente não pagou o preço pelo o pecado do homem, ele ensinou através de sua vida e seus exemplos a forma correta de andar no caminho de D'us, obedecendo as suas leis e vivendo em liberdade.
As leis de D'us é uma forma legal de levar ao homem ao um padrão de santidade, ser santo é ser separado do sistema pelo qual o homem é escravizado. Ser santo é ser livre, ser livre é ser liberto do mundo, é poder escolher entre o sim e o não, optando sempre através de suas preferências em agradar a D'us.
Estavas no Éden, jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardónia, o topázio, o diamante, a turquesa, o onix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Ez 28:13
E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedónia; o quarto, esmeralda; O quinto, sardónica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. E as doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Ap 19;21-27
O paraíso não é uma utopia, ele já estava preparado antes da fundação do mundo, antes mesmo da queda de lúcifer conforme o livro do profeta Ezequiel. O éden não é apenas vegetal como também tem animais e é ornamentado de pedras preciosas. É um lugar pelo qual D'us habitará eternamente com o homem. No paraíso o homem é livre e pode gozar de tudo o que D'us fez, um lugar perfeito onde não existe sofrimento e nem morte, onde o homem pode viver em plena harmonia com todos os animais e ainda pode comer dos frutos das árvores, inclusive dos frutos e das folhas da arvore da vida.
E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão; E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite e não necessitarão de lâmpada, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia; e reinarão para todo o sempre. Admoestações e promessas finais. Ap 22:1
Para finalizar, Jesus não veio ao mundo para abolir a lei de D'us, ele veio para ensinar o verdadeiro sentido e propósito da lei. É a graça de D'us que nos justifica, é o sangue do cordeiro que perdoa nossos pecados, é o Espírito Santo que intercede por nossas orações e nos guia no caminho de D'us. A lei separa o homem do mundo (sistema maligno) e o faz santo. É o amor de D'us que derramado sobre nós que produz fé em nosso coração e esperança que um dia estaremos juntos no paraíso adorando e servindo ao criador que nos deu a criação de presente e não nós chama mais de criaturas, mas de filhos, pois agora ele é nosso Pai.

2 comentários:

  1. Muito bom, conseguiu unir os dois temas! Tudo gira em torno de Deus e do universo que ele criou, em favor de nós suas criaturas!

    Muito bom!

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  2. Muito bom essa crônica, pois é percebendo que a obra de Deus não é um fim em si mesma. Tudo o que se faz em prol ou contra a natureza, repercute em nós e entristece a Deus!!!!!

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